PARTICIPAÇÃO SOCIAL

  • Projetos Atuais
  • Histórico
  • Entidades Apoiadas

2015 / Atual - Projeto Gerando Renda
Nº de pessoas beneficiadas: 60 pessoas
O Instituto Center Norte também apoia ações focadas na geração de renda para mulheres, empreendedorismo e apoio psicossocial, contribuindo para a manutenção núcleos familiares, e consequentemente, o desenvolvimento de seus filhos.

Nesta linha, em 2015, o ICN firmou parceria com Instituto Adelina, que realiza um projeto de capacitação profissional para que mulheres produzam peças e vestuários com retalhos de pano, produtos excedentes de vestuários da marca Dudalina. A ação beneficia as organizações as mulheres vinculadas às intuições: Visarte – Assistencial e Profissionalizante, Núcleo Cristão Cidadania e Vida e SIPEB – Centro de Educação São José. Este projeto conta o apoio da ONG Conectar3, que trabalhou na articulação das organizações sociais.
Ver Fotos

2014 / Atual – Criando oportunidades.
Nº de pessoas beneficiadas: 90 pessoas
Apoio à realização de atividades no contra turno realizado na Associação Viva Bem Zaki Narchi. São apoiados os projetos de jiu jitsu, balé e jazz.
Ver Fotos

Histórico de projetos

 

Curso de Capacitação em Eventos – Parceria Instituto Tecnológico em Eventos
Curso profissionalizante de Excelência na Atuação de Eventos direcionado aos alunos das escolas públicas de São Paulo

 

Biblioteca 1º Infância – Creche da Associação dos Moradores e Amigos da V. Guilherme
Viabilizou a instalação de uma biblioteca para 1ª infância na Creche da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme. A biblioteca foi montada pelo Instituto Brasil Leitor em parceria com o Instituto Center Norte. O local foi elaborado conforme as necessidades específicas das crianças, e recebeu um acervo de 400 livros, jogos educativos, teatro de fantoches e filmes infantis. E também, equipamentos para reforçar o espaço lúdico como móveis,TV, almofadas coloridas e bichos de pelúcia.

 

Associações Arte e Vida
O ICN viabilizou a instalação da Associação Arte e Vida no espaço físico disponível no prédio da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme. A Associação Arte e Vida trabalha com crianças e jovens entre 4 a 17 anos de idade, oferecendo-lhes atividade de ballet, judô, hip-hop, jazz e reforço escolar.

 

Melhorar a visão das nossas crianças – Parceria com a Fundação Eye Care
O ICN, em parceria com a Fundação Eye Care, promoveu exames de acuidade visual dos alunos da Creche da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme. Após o diagnóstico, as crianças receberam armações e lentes para correção.

 

Reforma do prédio – Creche da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme
O ICN proveu recursos materiais e financeiros para a reforma predial, com vista a amparar a sustentabilidade da instituição.

Entidades apoiadas atualmente pelo Instituto Center Norte:



Entidades já apoiadas : - AACD Santana
- ABADS
– Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social 
- Abrigo da Velhice Desamparada
– Ass. Exp. Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes 
- AME Campos - Américas Amigas 
- Ação Mais Vida
– Para Crianças portadoras de HIV 
- Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa
- Associação Aliança Misericórdia
- Associação Arte e Vida 
- Associação Assistencial Masters do Corinthians 
- Associação Comunitária Despertar 
- Associação Cruz Verde 
- Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme
– Creche Maria da Glória Baumgart
- Associação Evangélica Beneficente
– Casa Abrigo Santana 
- Associação Maria Helen Drexel
- Associação Santa Terezinha
– Instituto Luiz Galvão 
- Associação Viva Bem Zaki Narchi
- APAE 
- Cáritas Paroquial de Santa Suzana
– Diocese de Campo Limpo 
- Casas André Luiz
– Unidade de Longa Permanência 
- Casa da Criança Irmã Ângela 
- Casa dos Velhos Irmã Alice
- Casa Serena 
- CEI Nossa Senhora Mãe de Deus 
- CEI Vila Guilherme 
- CEI Nair Salgado 
- CEI Santa Luzia
- Centro Comunitário Casa Mateus 
- Centro Comunitário Maranata de São Paulo
- Centro de Promoção Social Bororé
- Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi
- Centro Educacional Catarina Kentenich 
- Centro Social Dr. Manuel Tertuliano Cerqueira 
- CIAM
– Centro Israelita de Assistência ao Menor 
- Conjunto Assistencial Nossa Senhora da Conceição Aparecida
– Mãe do Salvador
- Conjunto Hospitalar do Mandaqui
– Pediatria
- CNDA
– Conselho Nacional de Defesa Ambiental
– Grupo Voluntários em Ação 
- Creche Imaculado Coração de Maria
- CROPH
– Coordenação Regional das obras de Promoção Humana 
- Esportes Curt Walter Otto Baumgart
- Doutores da Alegria 
- Fundação Gol de Letra
- GRAAC
– Grupo de Apoio ao Adolescente à Criança com Câncer 
- Grupo Espírita Batuíra
– Lar Transitório 
- Hospital do Câncer A. C. Camargo 
- Instituto Beneficente “Viva a Vida” 
- Instituto Construindo o Futuro 
- ICRIM
– Instituto de apoio à criança e ao adolescente com doenças renais 
- Instituto Crianças é Vida 
- Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho
- Instituto Pró-Queimados 
- Instituto Se Toque
- Instituto Sou da Paz
- Lar da Infância Irmã Nice
- Lar de Idosos da OASE
– Ordem Auxiliadora das senhoras evangélicas 
- Lar Escola Cairbar Schutel 
- Lar Maria Albertina 
- Laramara
- Mãos Juntas
- Obras do Amor Maior (Padre Antônio Maria)
- Obras sociais da Paróquia Santa Suzana de Suzano 
- OSCIP Imagemagica
- PIVI
– Projeto de Incentivo à Vida 
- Programa Comunitário da Reconciliação 
- Projeto Reviver 
- Recanto da Cruz Grande
- Saica Padre Damian Kirckgessner
- Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
– Hospice Infantil 
- SIPEB
– Centro de Educação São José
- Sobrapar 
- Sociedade Pestalozzi de São Paulo
- Visarte – Assistencial e Profissionalizante

O Shopping Lar Center foi um dos principais patrocinadores do projeto, através da disponibilização de toda a infraestrutura de comunicação e atendimento aos profissionais de arquitetura que se interessaram em participar.

Graças ao empenho de todos que estiveram engajados no projeto, os 60 jovens moradores e os funcionários da Casa Abrigo Santana podem desfrutar de um ambiente bem mais acolhedor e humano atualmente. Um ambiente onde os espaços individuais e coletivos foram recriados com o objetivo de lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Projeto Casa da Criança

O Projeto Casa da Criança foi criado em 1999 pela arquiteta Patrícia Chalaça, que reuniu profissionais da construção civil, arquitetos, decoradores, fabricantes e fornecedores de material de construção, móveis e brinquedos para reformar a Casa de Carolina, em Recife, e oferecer melhores condições de vida às 100 crianças da instituição.

Desde então, foram recuperadas unidades em Brasília, Jundiaí, Maceió, Natal e Recife. Em 2002, mais seis locais receberam o benefício, sendo 4 em São Paulo: Casa Abrigo Santana, Recanto Primavera (Paraisópolis), Creche do Belém e Creche Santo Antonio (Saúde), além de Fortaleza e Goiânia. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Ayrton Senna até 2002, é reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e associada à Ashoka Empreendedores Sociais.

O primeiro ponto de referência para o desenvolvimento do trabalho do Instituto Center Norte foi a creche da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme, que atende crianças na idade pré-escolar, em período integral, conveniada com a Secretaria Municipal de Educação. Lá, o ICN proveu recursos materiais e financeiros para amparar a sustentabilidade da instituição, viabilizando uma completa reforma predial, possibilitando sensível melhoria na qualidade de atendimento.

Como exemplo de trabalho em conjunto, em 2003, graças a uma parceria entre o ICN e a Fundação Eye Care, todas as crianças da creche fizeram exames de acuidade visual, que, além da consulta gratuita, doou armações e lentes àquelas que necessitavam de óculos, através do patrocínio da Fotoptica. O objetivo maior foi fazer com que a deficiência visual, na maioria das vezes ignorada por pais e educadores, não fosse obstáculo ao desenvolvimento educacional dessas crianças.

A partir de 2004, uma nova instituição, a Associação Arte e Vida, que atende crianças e jovens residentes no entorno do Center Norte por meio da arte-educação, também passou a ser beneficiada pelo ICN com a viabilização de sua instalação em espaço físico disponível no prédio da Associação dos Moradores e Amigos de Vila Guilherme, graças a um acordo firmado entre as instituições, aumentando para cerca de 250 o total de atendimentos conjuntos das entidades.

Ainda em 2004, o ICN viabilizou a instalação de uma biblioteca para 1ª infância na creche da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme. A biblioteca foi montada em parceria com o Instituto Brasil Leitor. O local foi equipado conforme as necessidades específicas das crianças. As cadeiras e mesas são pequenas e as prateleiras baixas, ao alcance de todas elas. Entre os móveis, almofadas coloridas e bichos de pelúcia compõem um visual lúdico, apoiado por um completo conjunto audiovisual.

Com um acervo de 400 livros voltados para crianças de dois a quatro anos, a biblioteca conta também com jogos educativos e teatro de fantoches, sendo que os monitores receberam treinamento especial para atender às crianças e cuidar adequadamente do espaço.

O Instituto Brasil Leitor é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular a leitura e diminuir o analfabetismo funcional. É responsável, também, pela implantação das bibliotecas públicas instaladas no Metrô de São Paulo, com muito sucesso.

Por dois anos consecutivos, 2004 e 2005, o Instituto Center Norte possibilitou a realização do evento denominado Cidadania Inclusiva, durante a Semana Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência nas dependências do Lar Center, como forma de retribuir a essa parcela de público o fato do Shopping Center Norte ter sido eleito por ele, por três anos consecutivos, como ‘O Melhor Shopping do Brasil para pessoas com deficiência’, em pesquisa realizada com os leitores pela Revista Nacional de Reabilitação, veículo de comunicação direcionado a esse segmento.

No decorrer dos últimos sete anos, o Instituto Center Norte promoveu em conjunto com o Lar Center o Leilão de Guirlandas, um evento que se tornou referência em iniciativas sociais, onde várias personalidades como artistas, esportistas, jornalistas e empresários, confeccionam, por livre iniciativa, guirlandas de Natal decoradas que, após ficarem expostas por cerca de um mês no Lar Center, são levadas a um leilão solidário. Nas sete edições ocorridas, foram obtidos recursos da ordem de R$ 900 mil reais, repassados a cerca de 70 entidades beneficentes da região metropolitana de São Paulo.