Perguntas Frequentes

1. Como é o trabalho do Instituto Center Norte?
O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos que tem a finalidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da Zona Norte da cidade de São Paulo. Buscamos contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais, para transformar a Zona Norte em um polo de desenvolvimento sustentável.

A missão do Instituto Center Norte está focada em “criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo”. Nosso trabalho está estruturado em duas linhas de ação:

Zona Norte Empreendedora – Projetos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores da Zona Norte, sobretudo mulheres e jovens, fortalecendo sua capacidade de gerar renda própria por meio do empreendedorismo ou da inserção no mercado de trabalho.

Zona Norte Sustentável – Soluções e inovações em ações sociais na Zona Norte, visando melhorar a qualidade de vida de seus moradores por meio de experiências saudáveis, culturais e sustentáveis.

2. Qual é o público atendido pelo Instituto Center Norte?
Nosso público-alvo são os moradores da Zona Norte da Cidade de São Paulo, sobretudo mulheres e os jovens.

3. Qual a relação do Instituto Center Norte com a Cidade Center Norte?
O Instituto Center Norte é a organização que realiza o investimento social privado do complexo de negócios Cidade Center Norte. A Cidade Center Norte reúne quatro empreendimentos: o Shopping Center Norte, o primeiro a ser inaugurado, em 1984, o Lar Center, o Expo Center Norte e o Novotel São Paulo Center Norte.

4. Quem mantém as atividades do Instituto Center Norte?
Nossas atividades são mantidas por recursos doados pelo complexo de negócios Cidade Center Norte e também por recursos mobilizados dentro dele – principalmente a coleta e venda de materiais recicláveis descartados por lojistas do Shopping Center Norte, a organização de atividades e eventos festivos no shopping, e um pequeno percentual provindo da venda de produtos no Quiosque Solidário. O Quiosque Solidário é um espaço dentro do Shopping Center Norte, que é cedido pelo shopping para que organizações sociais parceiras do Instituto Center Norte comercializem seus produtos. Dessa forma, elas podem ampliar a receita e a visibilidade do seu trabalho.

Além disso, o Instituto Center Norte oferece acompanhamento técnico a projetos de organizações da sociedade civil que são financiados com recursos incentivados e captados nas unidades de negócios da Cidade Center Norte. Tais projetos devem estar alinhados à nossa missão de “criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo”.
A captação acontece via Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei do Idoso, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e Fumcad – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

5. Quais são os tipos de apoio oferecidos pelo Instituto Center Norte?
Oferecemos apoio financeiro e técnico a projetos que estejam alinhados à nossa missão de “criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo”.

Fornecemos, ainda, acompanhamento técnico a projetos de organizações da sociedade civil que são financiados com recursos incentivados e captados nas unidades de negócios da Cidade Center Norte. A captação acontece via Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei do Idoso, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e Fumcad – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Numa terceira vertente de apoio, disponibilizamos recursos não monetários a iniciativas em sintonia com a nossa missão. São exemplos desta modalidade de contribuição às organizações sociais a cessão de espaço para reuniões no centro de exposições e convenções Expo Center Norte ou no Novotel São Paulo Center Norte, e o envolvimento de funcionários da Cidade Center Norte em ações de voluntariado. Por fim, também avaliamos junto ao departamento de marketing da Cidade Center Norte oportunidades de exposição e visibilidade para os projetos, aproveitando a infraestrutura do Shopping Center Norte e do Lar Center.

6. É possível obter apoio para projetos situados fora da Zona Norte da cidade de São Paulo?
De modo geral, os projetos que apoiamos acontecem na Zona Norte de São Paulo. Todavia, algumas iniciativas que apoiamos são realizadas fora da região, porém elas beneficiam moradores da Zona Norte. Nossa opção pela Zona Norte reflete o compromisso histórico do complexo de negócios Cidade Center Norte com o progresso desta região.

7. Como devo proceder para obter apoio do Instituto Center Norte?
Os projetos apoiados pelo Instituto Center Norte devem beneficiar a Zona Norte de São Paulo, sobretudo o público de mulheres e jovens. É preciso acompanhar no site do Instituto Center Norte os períodos de abertura de edital. As solicitações de parceria podem seguir dois caminhos:
a. Apoio a projetos com recursos próprios – Conheça o formulário de apresentação de projetos, disponível para acesso aqui.
b. Apoio a projetos com recursos captados por meio de leis de incentivo fiscal pelo complexo de negócios da Cidade Center Norte – Neste caso, o apoio é concedido a projetos que estejam aptos a receber recursos incentivados pela Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei do Idoso, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e Fumcad – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O processo seletivo acontece nos meses de outubro e novembro. Para conhecer a Política de Seleção de Projetos adotada pela Cidade Center Norte para o uso de leis de incentivo fiscal, clique aqui. Vale notar que não apoiamos projetos por meio dos mecanismos Pro-Mac – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais e Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

8. Que critérios o Instituto Center Norte adota para orientar a escolha de projetos com recursos incentivados da Cidade Center Norte?
Todos os projetos que recebem a chancela do Instituto Center Norte precisam ter caráter social e estar alinhados à nossa missão: “Criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo”. A escolha dos projetos a serem apoiados com recursos incentivados e captados nas unidades de negócios da Cidade Center Norte obedece à orientação dada pela nossa missão e aos critérios próprios de cada uma das leis de incentivo adotadas – Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei do Idoso, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e Fumcad – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

9. O que é o Quiosque Solidário?
O Quiosque Solidário é um espaço dentro do Shopping Center Norte exclusivo para que organizaçõess sociais comercializem seus produtos e ampliem a receita e a visibilidade do seu trabalho. Com 9 metros quadrados de área, o Quiosque Solidário está localizado ao lado de grandes lojas, em uma área privilegiada de um dos maiores centros comerciais do Brasil. No Shopping Center Norte circulam em média 120 mil pessoas por dia durante o final de semana. As organizações que ocupam o Quiosque Solidário não precisam pagar aluguel pelo espaço, devendo arcar apenas com os custos de operação.

10. Como podemos participar do Quiosque Solidário?
Há uma série de recomendações para a utilização do espaço do Quiosque Solidário. Cada organização social pode ocupá-lo por três meses. Os produtos expostos devem ser produzidos pela prria instituição ou por seus beneficiados e a quantia arrecadada com as vendas deve ser revertida à instituição ou aos seus beneficiados. Não é permitida a comercialização de itens usados. Não é cobrado aluguel do espaço das instituições. A única contrapartida que se pede é o repasse de 5% do valor total vendido no período para o Instituto Center Norte. Além disso, a instituição deve arcar com os custos de operação do Quiosque Solidário – o que inclui, entre outros fatores, a equipe de vendedores, a identidade visual do espaço, a preparação dos produtos e a infraestrutura eletrônica necessária à emissão de cupom fiscal. Para maiores informações, envie um e-mail para: institutocenternorte@centernorte.com.br.

11. Sou lojista/fornecedor/prestador de serviços do complexo de negócios Cidade Center Norte. Como posso me envolver com o Instituto Center Norte?
O Instituto Center Norte oferece diversas oportunidades para você se envolver com nossas atividades ao longo do ano. Promovemos eventos abertos à sua participação no complexo de negócios Cidade Center Norte, como exposições ligadas aos projetos que apoiamos, a nossa tradicional Festa Junina ou nosso espaço de brinquedos e brincadeiras na época do Natal. Nós também mobilizamos recursos junto aos lojistas, fornecedores e prestadores de serviços da Cidade Center Norte via a coleta e venda de materiais recicláveis descartados dentro da operação de vocês. Tais doações são convertidas em um apoio complementar para o desenvolvimento de nossas ações.