PROJETOS INCENTIVADOS

O Instituto Center Norte é responsável pela gestão dos recursos investidos pela Cidade Center Norte por meio das leis de incentivo fiscal vigentes no país. Clique aqui  e conheça a nossa Política de Seleção de Projetos.


  • PROJETOS 2016
  • PROJETOS 2017
  • PROJETOS 2018
  • PROJETOS 2019

FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Projeto: FAMÍLIA E IDENTIDADE | Instituto Fazendo História
Por meio da parceria com seis serviços de acolhimento de São Paulo, o projeto realiza o resgate e registro das histórias de vida de 120 crianças e adolescentes. O trabalho se inicia com a implantação de 6 bibliotecas, cada uma com 200 títulos infantis e juvenis, e a formação de 60 profissionais dos serviços e 60 voluntários para o trabalho com histórias de vida.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: FESTIVAL DE TEATRO | ArteMatriz
Durante o mês de julho, a Praça Central do Shopping Center Norte recebeu 18 sessões gratuitas de teatro infantil e oficinas recreativas de produção de fantoches e brinquedos customizados. Mais de 2 mil crianças foram impactadas.

Projeto: ARTE NA CIDADE | ArteMatriz
Em 2015, alunos de dez escolas e instituições sociais da Zona Norte assistiram a apresentações gratuitas de teatro realizadas em uma grande tenda móvel, que abrigava palco, plateia e estrutura de som e iluminação.

LIE – Lei de Incentivo ao Esporte

Projeto: JOGO ABERTO NA VILA | Fundação Gol de Letra
Aulas práticas esportivas para crianças e adolescentes entre 08 e 17 anos da Vila Albertina (Zona Norte), envolvendo suas famílias e outros atores locais e contribuindo para a educação integral e convívio social desse público. Mais de 3 mil jovens e crianças foram impactados pelo projeto durante o ano.

FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Projeto: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO IOS | Instituto da Oportunidade Social
Apoiar a entrada no mercado de trabalho de 240 jovens de 15 a 17 anos da Zona Norte de São Paulo por meio da capacitação profissional técnica e metodológica em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e em regras de negócio.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: O PALCO | Polo Cultural
Oficinas de dança, música e teatro para 248 crianças do CEU Jaçanã e da Escola Estadual Ary Barroso, ambos na Zona Norte, com o objetivo de se apropriarem do palco e, no final do ano, produzirem um espetáculo aberto à comunidade.

Projeto: FESTA JUNINA DO CENTER NORTE | ArteMatriz
Durante todo o mês de junho, a Praça Central do Shopping foi tomada por diversas atrações típicas do período, como shows de Forró, apresentações de Quadrilhas, Bumba-meu-Boi, Orquestra de Viola, além de barracas de bebidas e comidas típicas, oficinas educativas para as crianças e cursos gratuitos sobre a cultura do mundo caipira. Ao todo, mais de 1000 pessoas participaram do evento.

Projeto: COLEÇÃO REGIONAIS | Fundação Dorina Nowill
Produção e distribuição de 5 kits de livros em braille, que representam a cultura de cada uma das 5 regiões do Brasil, com o objetivo de promover a cultura brasileira às pessoas com deficiência visual. Foram realizadas, ainda, rodas de leitura em 20 municípios do país para que profissionais da área vivenciem o uso de livros acessíveis. Cerca de 150 mil pessoas foram impactadas pelo projeto.

LIE – Lei de Incentivo ao Esporte

Projeto: JOGO ABERTO NA VILA | Fundação Gol de Letra
Aulas práticas esportivas para crianças e adolescentes entre 08 e 17 anos da Vila Albertina (Zona Norte), envolvendo suas famílias e outros atores locais e contribuindo para a educação integral e convívio social desse público. Mais de 3 mil jovens e crianças foram impactados pelo projeto durante o ano.

CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente

Projeto: CIDADES CRIATIVAS | Instituto Muda Brasil
Durante oito meses, 20 jovens da comunidade Zaki Narchi terão aulas três vezes por semana com a metodologia STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática e robótica. O objetivo é que criem, pesquisem e planejem cidades do futuro. Resultados esperados: desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico dos jovens, de tal forma que possam se apoderar da realidade e das informações que os cercam.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: TODO LUGAR TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR | Museu da Pessoa
Construção do projeto de memória da Vila Guilherme a partir das histórias de seus moradores, envolvendo 10 instituições locais e capacitando 20 jovens (6 encontros de 4 horas) para serem multiplicadores do projeto. Produtos: 15 vídeos com depoimentos de histórias de vida, Coleção Virtual no Museu da Pessoa, Relatório de Diagnóstico da comunidade, exposição dos vídeos para a comunidade local, Guia de Orientações para continuidade do projeto pelos jovens da comunidade.

Projeto: MARCENARIA PARA JOVENS | Instituto Tomie Ohtake
Curso de formação teórica e prática em marcenaria (78 horas - 4 meses) para 40 jovens da Zona Norte. Será oferecida uma bolsa-auxílio a cada participante para custear o transporte nos dias de curso. Produtos: criação de mobiliário urbano temporário (planejado e construído pelos jovens) para um parque ou espaço público da Zona Norte.

LIE – Lei de Incentivo ao Esporte

Projeto: LAZER NA VILA | Fundação Gol de Letra
Por 12 meses, atividades esportivas e recreativas abertas serão oferecidas à crianças, jovens e adultos da Vila Albertina (Zona Norte), ocupando o tempo livre, possibilitando momentos de alegria e ainda integrando as pessoas. Produtos: além das aulas direcionadas aos jovens, ainda serão ofertadas à comunidade 500 vagas para a Caminhada, 800 vagas para a Rua de Lazer, 800 vagas para o Festival de Modalidades, 280 vagas para Jogos de Integração, 120 vagas para Torneio da Comunidade e 10 vagas para agentes sociais.

CONDECA – Fundo Estadual da Criança e do Adolescente

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO IOS | Instituto da Oportunidade Social
Capacitação profissional em administração, tecnologia e reforço escolar, para 432 jovens, estudantes ou concluintes da rede pública de ensino de São Paulo, da Zona Norte de São Paulo, durante ano, divididos em Formação Nível l (nivelamento das disciplinas de Português e Matemática, Projeto de Vida, o desenvolvimento comportamental e o primeiro contato com ferramentas digitais) e Nível ll (conteúdo voltado pra as rotinas administrativas, regras de negócio e utilização de software de gestão comuns do mercado.

FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Projeto: VENCER NA VIDA | Unibes Social
Capacitação profissional e formação pessoal para adolescentes e jovens a partir de 15 anos e 6meses à 17 anos e 11 meses de modo à ajuda-los na inserção no mercado de trabalho.O curso de “Auxiliar de Escritório”atenderá280 adolescentes e jovens, sendo 100 vagas destinada a moradores da Zona Norte de São Paulo.

IDOSO – lei do Idoso

Projeto: JUNTANDO AS PONTAS | Associação Beneficente B’naiB’rith São Paulo
Promover cursos de formação e qualificação para profissionais interessados em apreender a cuidar e interagir com pessoas idosas 60 anos ou mais e seus familiares. Capacitação técnica estimada para 150 profissionais ou mais, entrevistados, treinados, avaliados e habilitados na Zona Norte de São Paulo para atuar como Acompanhante Especializado (personalcare) do Projeto Juntando Pontas.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: PLANO ANUAL/CURSO MARCENARIA | Instituto Tomie Othake
Plano Anual de Atividades 2019 do Instituto Tomie Othake. Curso de formação teórica e prática em marcenaria para 40 pessoas entre jovens e adultos da Zona Norte. Produtos: criação de mobiliário urbano temporário (planejado e construído pelos jovens) para um parque ou espaço público da Zona Norte, além da realização de oito mutirões coletivos na região para compartilhamento de técnica e construção de mobiliário.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: TODO LUGAR TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR | Museu da Pessoa
Projeto construído coletivamente que tem por objetivo registrar e divulgar a história da Zona Norte a partir da história de vida dos moradores. Como resultado, o projeto possibilitará que a comunidade reflita sobre sua identidade local e oferecerá subsídios para que ela possa interferir no seu desenvolvimento. Para desenvolver o trabalho serão mobilizadas organizações sociais para formação na tecnologia social da memória do Museu da Pessoa e para a realização do registro das entrevistas. Habilitação de 40 jovens da Zona Norte em Storytelling e exposição de conteúdos temáticos na Zona Norte de São Paulo.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: PLANO ANUAL FÁBRICAS DE CULTURA | Instituto Poiesis
Programação de espetáculos, performances e cursos, abertos e gratuitos, das Fábricas de Cultura do Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia, da Zona Norte de São Paulo. Cursos gratuitos de iniciação artística e formação cultural, para 1500 jovens em cada unidade, em música, dança, teatro, circo, foto, desenho, grafite, DJ, capoeira, iluminação e audiovisual. Programação cultural gratuita com shows e espetáculos. Intervenções artísticas com grafite no mobiliário urbano e capacitação de jovens.

LEI ROUANET - Lei Nacional de Apoio à Cultura

Projeto: VIRADA SUSTENTÁVEL | Instituto Virada Sustentável
Festival de sustentabilidade e cultura que envolve a participação e organizações da sociedade civil, artistas, órgãos públicos, empresas, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais. Tem como diretriz os 17ODS -Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.A programação, gratuita, é dividida em 3 pilares: Ação (oficinas, pedaladas, práticas de qualidade de vida entre outros), Cultura (exposições, intervenções urbanas, música etc, com conteúdo educativo) e Conhecimento (palestras, painéis, seminários, workshops, etc), com diversas ações planejadas para a Zona Norte de São Paulo.

LEI DO ESPORTE – Lei de Nacional de Incentivo ao Esporte

Projeto: JOGO ABERTO NA VILA – ANO 6 | Fundação Gol de Letra
Atividades esportivas e recreativas durante um ano, serão oferecidas gratuitamente à crianças, jovens e adultos da Vila Albertina, ocupando o tempo livre, possibilitando momentos de alegria e ainda integrando as pessoas. O projeto acontece na Vila Albertina e será executado em 7 escolas públicas parceirase no NED-Núcleo Esportivo de Desenvolvimento, da Zona Norte de São Paulo. As práticas esportivas para crianças e adolescentes entre 08 e 17 anos da Vila Albertina (Zona Norte), envolvendo suas famílias e outros atores locais e contribuindo para a educação integral e convívio social desse público. Mais de 3 mil jovens e crianças foram impactados pelo projeto durante o ano.