PROJETOS

  • ZONA NORTE EMPREENDEDORA
  • ZONA NORTE SUSTENTÁVEL

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO: IOS
Capacitação profissional em administração, tecnologia e reforço escolar para 432 jovens, estudantes ou concluintes da rede pública de ensino da Zona Norte de São Paulo.


VENCER NA VIDA: UNIBES SOCIAL
Capacitação profissional e formação pessoal para 100 adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos de idade em temas como gastronomia, hotelaria, telemarketing, eletricidade residencial, web design e manutenção de computadores.



EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: JUNIOR ACHIEVEMENT
Proporciona uma experiência prática em gerir negócios. Com a criação de miniempresas, alunos do ensino médio aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.



STARTUP VAREJO: IDEIAS DE FUTURO
Capacitação de 140 alunos de 4 escolas públicas da Zona Norte em competências empreendedoras aplicadas ao varejo. Será também realizado um Hackathon – maratona de inovação tecnológica – para os participantes criarem produtos idealizando o varejo do futuro.


REDE DE EMPREENDEDORAS ZN – REDE CRIANORTE: ASTA
Formação e capacitação de costureiras da Zona Norte de São Paulo por meio de encontros temáticos e treinamentos. O objetivo é oferecer a essas pessoas profissionalização e escala em suas vendas e produções.


QUIOSQUE SOLIDÁRIO
Espaço no Shopping Center Norte para ONGs e instituições do Terceiro Setor comercializarem seus produtos e ampliarem a receita e a visibilidade do seu trabalho. A cada três meses, uma nova ONG ocupa o quiosque.


PRÊMIO INOVA CIDADE CENTER NORTE + ENACTUS ENEB
Com base nas soluções do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 da ONU, o Prêmio Inova Cidade Center Norte traz soluções para a Zona Norte de São Paulo por meio de uma disputa entre times universitários. Além disso, a grande final do premio ENEB foi realizada no Expo Center Norte e contou com a participação de cerca de 1.200 pessoas.


BOLSAS DE ESTUDOS: ISMART
Concessão de bolsas de estudo integrais em escolas de excelência para a capacitação de jovens estudantes de baixa renda com alto potencial. Ainda é oferecido acompanhamento especial para esses alunos.

ZONA NORTE SUSTENTÁVEL


PROJETO DE MARCENARIA: INSTITUTO TOMIE OHTAKE
Curso de marcenaria para 40 pessoas, entre jovens e adultos da Zona Norte. Os alunos criam mobiliário urbano temporário para espaços públicos da região. Além disso, são realizados mutirões para compartilhamento de técnica e construção de mobiliário.


FÁBRICA DE CULTURA: POIESIS
Realização de espetáculos e cursos gratuitos nas Fábricas de Cultura do Jaçanã, da Vila Nova Cachoeirinha e de Brasilândia, regiões da Zona Norte. Cerca de 1.500 jovens são atendidos nos espaços de convivência em atividades como música, dança, teatro, circo, grafite, DJ e audiovisual.


FESTIVAL VIRADA SUSTENTÁVEL: INSTITUTO VIRADA SUSTENTÁVEL
Festival de sustentabilidade e cultura com programação gratuita e dividida em três pilares: Ação, Cultura e Conhecimento. São realizadas oficinas, exposições, palestras, práticas de qualidade de vida e apresentação de conteúdos educativos.


LAZER NA VILA/JOGO ABERTO: GOL DE LETRA
Atividades esportivas e recreativas são oferecidas gratuitamente a crianças, jovens e adultos da Zona Norte. Mais de 3 mil jovens e crianças foram impactados pelo projeto durante o ano.


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA ONGS: SEBRAE
Capacitação e sensibilização de 40 gestores de instituições para a importância de uma gestão eficiente, posicionando-os como gestores do NEGÓCIO SOCIAL, aproveitando as oportunidades de geração de renda e captação de recursos para o fortalecimento local com estratégias sustentáveis.


ASSOCIAÇÃO VIVA BEM ZAKI NARCHI
Patrocínio integral de aulas de balé para 60 crianças e jovens da comunidade Cingapura Zaki Narchi, ao lado do Novotel, na Zona Norte.


TODO LUGAR TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR: MUSEU DA PESSOA
Projeto construído coletivamente para registrar e divulgar a história da Zona Norte a partir da história de vida dos moradores. Para que isso ocorra, 30 ONGs participam de um curso sobre storytelling, garantindo que, ao final, tenhamos pelo menos 15 entrevistas registradas. As histórias estão sendo divulgadas por meio de exposições em locais públicos da região.


ATADOS - TRANSFORMA ZN
Plataforma de voluntariado exclusiva para a zona norte de São Paulo. A ação está sendo realizada em parceria com o Atados, um programa online que conecta pessoas com oportunidades de voluntariado em causas sociais. A plataforma visa conectar ONGs da ZN com moradores da região que queiram ser voluntários e contribuir com suas habilidades e conhecimentos e o cadastramento deve ser feito por meio do site www.transformazn.com.br


INSTITUTO REOS - LAB DA MODA
Plataforma multissetorial de colaboração e inovação em nível nacional formada por cerca de 40 lideranças, que quer abordar e transformar os principais desafios relacionados ao setor da moda no Brasil